• Portugues
  • English

O que é WBB

O que é o WBB?

O WBB (Well Being Brazil) é o Índice de Bem-Estar Brasil, que consiste em uma metodologia para mensurar o nível de bem-estar dos brasileiros, a partir das necessidades e anseios das pessoas residentes em diferentes regiões do país. Com o WBB espera-se colaborar para uma maior completude dos indicadores utilizados para estimar o crescimento econômico e o desenvolvimento nacional.

 

Características do WBB

O Índice de Bem-Estar Brasil tem como características principais a confiabilidade da informação, comunicabilidade, disponibilidade e periodicidade, desagregação e especificidade com sensibilidade. A confiabilidade da informação garantirá que a metodologia utilizada seja adequada e confiável para um rastreamento de dados com segurança em todos os níveis. Além disso, o Índice de Bem-Estar Brasil está atrelado a uma linguagem que irá contribuir para o envolvimento de todas as partes interessadas, por meio de uma comunicação clara e direta. Para tornar o WBB um índice acessível, o uso dos canais digitais será fundamental. Espera-se que futuramente, mediante sua efetiva adoção, o WBB esteja disponível mediante periodicidade regular, permitindo a formação de séries históricas. Um aspecto que merece ser destacado é a desagregação. O Índice de Bem-Estar Brasil deverá ser capaz de oferecer dados minimamente necessários para avaliar diferentes necessidades, de acordo com perfis, tais como idade, gênero, localidade, etc. A intenção será entender a diversidade de comportamentos e preferências. Por isso, o WBB não será tão amplo a ponto de não conseguir orientar as tomadas de decisões e nem tão específico para que apenas a equipe envolvida entenda o seu significado.

 

Estrutura fundamental do WBB

O Índice de Bem-Estar Brasil será desenvolvido tomando como base um conjunto de indicadores: clima e atividades ao ar livre, transporte e mobilidade, família, redes de relacionamento, profissão e dinheiro, educação, governo, saúde, segurança e consumo. A relevância destes 10 indicadores será medida de acordo com a apreciação das pessoas residentes no Brasil. Portanto, não se trata de replicação de indicadores já existentes e atualmente em uso em quaisquer partes do mundo.

WBB_temas final